Enter your keyword

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e tecnologia PIQL (1)

Este post é o primeiro de uma série que pretende apresentar como os benefícios e o padrão da tecnologia PIQL  pode perfeitamente aliar-se as exigências de cada estágio de maturidade na digitalização e armazenamento de documentos, assim além de apresentarmos os padrões HIMSS e o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e seus 7 estágios de desenvolvimento […]

Comunidades de Prática e a Sociedade do Conhecimento

A Sociedade do Conhecimento utiliza-se de ferramentas e Tecnologias de Comunicação e Informação como Intranets, Extranets e Comunidades de Prática que são capazes  de trazer novas vantagens competitivas. O modelo de Comunidades de Prática de Wenger (1998)  por exemplo, pressupõe que esse tipo de grupo  compartilha paixão por alguma coisa, e que isso promove uma […]

Complexidade e Alto desempenho na Gestão: Fundamentos da Acreditação Hospitalar

Peter Drucker diz que o gerenciamento de saúde é mais complexo do que em qualquer outro tipo de empresa, pois usa vários indicadores combinados para avaliar o desempenho. Os hospitais podem ser vistos como parte de recursos vitais para qualquer sociedade bem ordenada e também como indicadores de desempenho de qualidade de vida quando a […]

Sobre Intranets

Por definição, as intranets constituem-se serviços estruturados para comunicação e colaboração, capaz de distribuir informações para seus usuários, e tem como objetivo oferecer uma infraestrutura para disseminação de informações corporativas, antes disponíveis somente através de sistemas de informação proprietários e de alto custo. A popularidade das intranets também se deriva de terem se tornado um […]

O trabalhador do conhecimento. Prepare-se para um novo modelo.

O termo “trabalhador do conhecimento” é de Drucker (2002), que apontou a correlação entre competitividade das empresas e seus ativos de conhecimento. Para atender aos requisitos atuais de competitividade são necessários que as organizações detenham seus processos de criação, compartilhamento, armazenamento (memória organizacional), distribuição, aquisição, utilização e reutilização do conhecimento. (DALKIR, 2005). As empresas precisam se […]